México: Peso cai mais de 3% e bolsa perde 4% após vitória de Claudia Sheinbaum
Nesta segunda-feira, o peso mexicano é a moeda com o pior desempenho do mundo, perdendo mais de 3% de seu valor. Da mesma forma, a Bolsa de Valores do México registra o pior desempenho entre os principais mercados do planeta, com uma desvalorização próxima a 4%.
Essa queda nos ativos mexicanos é consequência das eleições nacionais, que elegeram Claudia Sheinbaum, candidata de esquerda, para substituir Andrés Manuel López Obrador na presidência do país. Claudia será a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do México.
Às 13h (horário de Brasília), o peso mexicano perdia mais de 3% do seu valor. No mercado de câmbio, o dólar subia 3,21%, chegando a 17,53 pesos, a maior cotação em mais de um mês.
Nesse mesmo horário, outras moedas emergentes, como o real brasileiro, o rand sul-africano e a rúpia indiana, se fortaleciam em relação à moeda norte-americana, tornando o dólar mais barato nesses mercados.
Na Bolsa de Valores, o IPC, principal índice da bolsa mexicana, registrava uma queda de 4,06%.
A surpresa ficou por conta da expressiva bancada progressista eleita para o Congresso do México. Esse resultado sugere que Claudia Sheinbaum poderá contar com uma base de apoio que lhe permitirá aprovar mudanças, inclusive com possíveis alterações constitucionais em áreas consideradas estratégicas, como o setor de energia.