Lula diz que ainda não tem nome de quem vai presidir BC e que vai “escolher na hora certa“
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira que ainda não definiu um nome para indicar como próximo presidente do Banco Central, enfatizando que não há um prazo estabelecido para essa escolha.
Em entrevista à emissora Record TV, Lula afirmou que “há muitos bons candidatos” que poderiam substituir o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra em dezembro. Segundo ele, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será consultado sobre o assunto.
“Vou selecionar a pessoa no momento certo, quando tiver o nome adequado, vou conversar com Haddad e debateremos juntos. Não existe um prazo definido, nem um nome específico, existem diversos bons profissionais”, declarou o presidente.
Na entrevista, Lula reconheceu a importância da responsabilidade do presidente do BC e enfatizou que o governo, por meio do Conselho Monetário Nacional, optou por manter a meta de inflação em 3%.
O presidente também destacou dados positivos da inflação e de outros indicadores econômicos, antes de afirmar que “a única coisa que não está controlada no Brasil é a taxa de juros”.
A sucessão no comando da autoridade monetária é um assunto acompanhado de perto pelo mercado, devido às críticas recorrentes de Lula a Campos Neto, ao próprio Banco Central e ao modelo de autonomia operacional da instituição.
A partir de 2025, o governo terá maioria de indicados no Comitê de Política Monetária, responsável pela definição da taxa básica de juros do país, atualmente em 10,50% ao ano.