Homem é detido por posse ilegal de arma de fogo durante Operação Sonora
Um homem de 40 anos foi preso e levado à Central de Flagrantes na noite deste domingo (23/09) por porte ilegal de arma de fogo, durante uma fiscalização da Operação Sonora, conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). O suspeito estava em uma distribuidora no bairro Morada da Serra, em Cuiabá, e tinha em sua posse um coldre e quatro munições, sendo uma delas picotada.
Uma equipe da Polícia Militar foi ao local após receber uma denúncia do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) sobre perturbação sonora causada por som automotivo. Ao chegarem, os policiais não encontraram o veículo, mas, ao realizarem uma busca nos presentes, localizaram uma pistola da marca Taurus G2C, calibre 9mm, na cintura do homem.
Os policiais pediram o registro e o porte da arma, mas o homem apenas apresentou o registro e informou que estava em processo de obtenção do porte. Assim, os agentes de segurança conduziram o suspeito à Central de Flagrantes para as providências necessárias.
Durante o fim de semana, a Operação Sonora fiscalizou e orientou em 16 locais, incluindo residências e comércios, sobre a poluição sonora, conforme o artigo 54 da lei 9.605/1998, e sobre a perturbação do sossego, de acordo com o artigo 42 do decreto-lei 3.688.
À noite, em áreas residenciais, o limite de som permitido é de 45 decibéis (dBA), enquanto em áreas mistas, que incluem comércios, o limite noturno é de 55 dBA. Já nas áreas industriais, o nível permitido pode chegar a 60 dBA durante a noite.