FAB transporta motobombas para auxiliar a drenagem de água no sul do País
Nesta terça-feira (28/5), a aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1º GT) – Esquadrão Gordo, pousou na Base Aérea de Canoas (BACO) com mais de 16 toneladas em materiais que serão usados para auxiliar na drenagem de água nas cidades gaúchas atingidas pelas enchentes.
Dentre os equipamentos transportados, estavam seis motobombas e três adaptadores hidráulicos cedidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Petrolina (PE). Esses equipamentos serão operados por uma empresa especializada nessa atividade.
Segundo Deivis dos Santos, Coordenador de Mercado da empresa responsável pelas motobombas, esses equipamentos são anfíbios, ou seja, operam submersos, e ajudarão na drenagem da água, escoando-a para o leito dos rios. Ele afirmou que, em parceria com a Defesa Civil, buscarão os melhores locais para alocação desses recursos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado em diversas frentes de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, desde o resgate de pessoas ilhadas até o transporte de equipes de resgate, materiais e a coordenação de meios aéreos. Essas ações fazem parte de uma campanha de auxílio integrada por diferentes instituições em prol dos afetados pela tragédia no sul do país.