“Encontramos uma atmosfera de apoio e cuidado”, diz estudante da rede no primeiro dia de aula na Inglaterra
Cem alunos da Rede Estadual de Ensino que participam da 2ª edição do Programa de Intercâmbio MT no Mundo, promovido pelo Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), chegaram na tarde de domingo (06.10) à Inglaterra. Na segunda-feira (07.10), já estavam alocados em salas de aula em escolas nas proximidades de Londres, incluindo Oxford, Brighton, Canterbury, Bournemouth, Cambridge, Bristol e Liverpool.
Eles passarão 21 dias imersos em uma experiência de aprendizado da língua inglesa, além de ter contato com a cultura britânica ao longo de três semanas. Também participam do programa 14 professores de Inglês que atuam como monitores, além de cinco professores de Inglês das Diretorias Regionais de Educação (DREs) que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
Roberta Rampazzo, aluna da rede estadual em Campo Verde, comentou sobre os benefícios do intercâmbio: “Sinto-me realizada já no primeiro dia de aula. Encontramos um ambiente de apoio e cuidado, com uma recepção calorosa e professores prontos para ensinar de acordo com nosso nível de conhecimento. Tudo flui de maneira muito natural”.
No primeiro dia de aula do grupo no The Oxford English Centre, a atmosfera foi de interação, como destacou Guilherme Hildebrant, de Primavera do Leste. “Os professores foram muito acolhedores e nos trataram bem. Isso me ajudou a entender melhor o conteúdo. Espero ampliar meu conhecimento e melhorar minha pronúncia ao longo das três semanas”.
Maria Eduarda, de Cocalinho, também ficou encantada com a recepção. “O primeiro dia foi tranquilo. Percebi a importância de ter contato direto com nativos da língua inglesa. Em poucas horas, já estávamos interagindo. O The Oxford English Centre tem um ambiente informal e amigável, o que favorece muito o aprendizado”.
Juliana Taborelli, responsável pela Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, está acompanhando os alunos em Oxford. Para ela, é um privilégio que os estudantes de Mato Grosso possam aperfeiçoar o inglês em algumas das universidades mais renomadas do mundo. “Desde a primeira edição, essa iniciativa impactou positivamente a vida de 200 estudantes e gerou reações animadas na comunidade escolar”.
Ela observa que Oxford está a apenas uma hora de Londres e é uma das cidades universitárias mais antigas do mundo de língua inglesa. “Além de melhorar a língua, nossos alunos terão a oportunidade de conhecer jardins e parques ricos em história”, acrescentou Juliana, mencionando também a Biblioteca Bodleian e o Museu Ashmolean, localizados no centro de Oxford.
Conforme a Seduc, nas duas edições do intercâmbio, o governo já investiu R$ 10,7 milhões. Os alunos viajam com todas as despesas cobertas pelo Estado, incluindo passagens aéreas, hospedagem e suporte durante a estadia. Além disso, cada estudante receberá uma ajuda de custo semanal de 250 libras esterlinas.