Dia 19 de novembro será festejado como o “Dia do Rei Pelé”

Dia 19 de novembro será festejado como o “Dia do Rei Pelé”

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, já está eternizado no dicionário como um termo para descrever algo extraordinário e inigualável, assim como ele próprio foi como atleta. Agora, ele está prestes a ser homenageado com o Dia do Rei Pelé.

A Comissão de Esporte do Senado aprovou um projeto que institui o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado anualmente em 19 de novembro. O Projeto de Lei nº 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e segue para análise da Presidência da República.

A data escolhida, 19 de novembro, marca o dia em que Pelé marcou seu 1000º gol, em 1969, em um jogo contra o Vasco no Maracanã.

Além de sua contribuição esportiva, Pelé também se destacou por sua atuação em causas sociais, trabalho junto a organizações internacionais como ONU, Unesco e Unicef, e luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil, conforme ressaltado pelo relator do Projeto de Lei, senador Jorge Kajuru.

No ano passado, após uma campanha online com mais de 125 mil assinaturas, Pelé foi reconhecido com um verbete no dicionário da língua portuguesa, descrito como “que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos”. Os sinônimos do adjetivo são “excepcional, incomparável e único”.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *