Corpo de Bombeiros combate 34 incêndios florestais nesta sexta-feira (20)

Corpo de Bombeiros combate 34 incêndios florestais nesta sexta-feira (20)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está combatendo 34 incêndios florestais nesta sexta-feira (20.09). Mais de mil bombeiros estão em atividade, revezando-se com o apoio de brigadistas contratados pelo Estado e agentes de órgãos federais.

No Pantanal, o incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, está sob controle. As equipes também estão atuando no Parque Estadual do Guirá, na região da Baía Grande, próximo à Estação Ecológica do Taiamã em Cáceres, e na Fazenda Laguna, perto da Terra Indígena Tereza Cristina.

Apoiam as operações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a Defesa Civil do Estado, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil.

Os bombeiros também estão combatendo incêndios em várias localidades, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Alto Araguaia, Pedra Preta, Guiratinga, Alto Paraguai, União do Sul, Sorriso, Ribeirão Cascalheira, Cáceres, Aripuanã, Juara, Novo Mundo, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Diamantino, Nova Nazaré, Nova Xavantina e Lambari D’Oeste.

Monitoramento

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) está monitorando incêndios em diversas fazendas e áreas, incluindo a Fazenda Dona Mercedes em União do Sul, Chácara Simon em Sinop, e várias outras em Luciara, Colniza, Tabaporã, Vila Rica, e demais locais. O BEA também está acompanhando incêndios na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, e na Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis, mas não atuou diretamente nesses locais devido à necessidade de autorização dos órgãos federais.

Todos os incêndios enfrentados pelos bombeiros são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo. O Corpo de Bombeiros ressalta que a severa estiagem e a baixa umidade do ar têm favorecido a propagação das chamas e pede à população que colabore respeitando o período proibitivo. Em caso de indícios de incêndio, a denúncia deve ser feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios Extintos

Desde o início do período proibitivo para o uso do fogo, o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir 161 incêndios florestais em 47 cidades, incluindo Chapada dos Guimarães, Poconé, Cuiabá, e várias outras.

Focos de Calor

Nesta sexta-feira, foram registrados 324 focos de calor em Mato Grosso, conforme a última atualização às 17h30, pelo Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 116 estão na Amazônia, 111 no Cerrado e 97 no Pantanal. É importante destacar que um foco de calor isolado não indica um incêndio florestal, enquanto um incêndio florestal se caracteriza pela acumulação de focos de calor.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *