ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A operadora de planos de saúde Golden Cross informou no domingo (9) que está negociando com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a interrupção temporária na venda de seus planos de saúde.
Na sexta-feira (7), a agência reguladora enviou um ofício à empresa solicitando esclarecimentos sobre a suspensão de vendas a partir de 18 de junho. Na ocasião, a ANS afirmou que não havia recebido o pedido por parte da empresa.
A ANS declarou que a Golden Cross não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada – 18/06 -, devendo manter seus planos “ativos” disponíveis para aquisição pelos consumidores, até que a suspensão seja devidamente autorizada pela agência.
Por sua vez, a Golden Cross informou que a interrupção temporária na venda do segmento de saúde foi planejada visando a reestruturação de seu portfólio de produtos, a fim de se adaptar ao novo Programa de Compartilhamento de Risco, previsto na resolução normativa 517 da ANS, para elevar ainda mais a qualidade do atendimento e a proteção do consumidor.
Adicionalmente, a partir de 1º de julho, os clientes dos planos médicos empresariais da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada da Amil. Segundo as empresas, essa parceria trará ganhos de eficiência e qualidade no atendimento aos cerca de 240 mil beneficiários da Golden Cross.
A ANS informou que essa parceria é permitida nos termos da lei e da regulamentação da saúde suplementar, mas que a Golden Cross ainda precisa comunicar a alteração em seu registro junto à agência, uma vez que anteriormente atuava apenas com rede direta.